Mercado & Finanças

Custo do Aeroporto de Cabinda sobe para mais 40 milhões de dólares com novos trabalhos

O custo do Novo Aeroporto Internacional de Cabinda vai aumentar em cerca de 40 milhões de dólares, após autorização do Presidente João Lourenço para a realização de obras adicionais não previstas no contrato inicial, incluindo a ampliação do terminal de passageiros e reforço da pista, elevando o investimento num projecto estratégico para a aviação civil angolana.

O custo do Novo Aeroporto Internacional de Cabinda (NAIC) vai aumentar em cerca de 40 milhões de dólares, elevando o investimento total inicialmente previsto, segundo um despacho presidencial autorizado por João Lourenço.

De acordo com o documento, datado de 24 de Abril, a revisão resulta de uma adenda ao contrato para cobrir trabalhos complementares não previstos na empreitada original. Entre as novas intervenções estão a construção de um terminal de passageiros de maior dimensão — permitindo separar voos domésticos e internacionais —, a ampliação da área de estacionamento de aeronaves, o reforço e tratamento geotécnico da pista, a instalação de uma adutora de água e o reforço da vedação.

A responsabilidade pela assinatura da adenda foi delegada no ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, com possibilidade de subdelegação.

O projecto do NAIC estava inicialmente orçado em 250 milhões de dólares, contando com financiamento superior a 90 milhões de euros da UK Export Finance, e está a ser executado pela construtora OEC — Odebrecht Engenharia e Construção.

No mesmo pacote de decisões, o chefe de Estado autorizou ainda uma despesa de 13,4 milhões de dólares para a contratação directa de serviços de consultoria destinados ao desenvolvimento da Cidade Aeroportuária do Icolo e Bengo, associada ao Aeroporto Internacional António Agostinho Neto. O projecto inclui planeamento urbano, desenho arquitectónico — nomeadamente de um Museu de Arte Contemporânea Africana — e infraestruturas turísticas e recreativas de padrão internacional.

Por fim, foi também aprovada uma despesa de cerca de 7 milhões de dólares para a aquisição de seis viaturas de combate a incêndios aeroportuários (ARFF), destinadas a reforçar a certificação operacional de aeroportos nas províncias da Huíla, Benguela e Namibe, em conformidade com as exigências internacionais da aviação civil.

Relacionadas

AngoAlissar distribui 80% de produtos nacionais e quer chegar aos

A empresa de distribuição alimentar inverteu o modelo de negócio:

Trump diz que acordo com o Irão está “em fase

Uma calma tensa instalou-se no Golfo Pérsico esta sexta-feira depois

David Hockney morreu. A piscina, o iPad e a luz

O pintor britânico morreu ontem em casa, aos 88 anos.