Economia

“Setembro Turismo” quer colocar Angola no mapa dos grandes destinos turísticos

Angola vai transformar este mês de Setembro num período de promoção do turismo nacional, com uma agenda de actividades destinada a incentivar a descoberta dos destinos turísticos do país, dinamizar o turismo interno e reforçar o posicionamento de Angola como destino internacional.

Sob o lema “Setembro Turismo – Descubra Angola”, o Ministério do Turismo programou um conjunto de iniciativas que culminarão nas celebrações do Dia Mundial do Turismo –comemorado a 27 de Setembro – data que, a nível global, procura chamar a atenção para o papel do sector na economia, na aproximação entre os povos e no desenvolvimento das comunidades locais.

A programação combina promoção turística, parcerias com o sector privado, capacitação profissional, inovação tecnológica e descentralização das actividades pelas províncias, numa estratégia que pretende aproximar o turismo dos cidadãos eestimular a circulação interna.

Um dos principais momentos da agenda será o E1 Luanda Grand Prix, marcado para os dias 12 e 13 de Setembro, na Baía de Luanda. A competição internacional de barcos eléctricos, promovida pela União Internacional de Motonáutica (UIM), pretende associar o espectáculo desportivo à sustentabilidade ambiental e à promoção turística.

Comparado à Fórmula 1 pelo impacto mediático e pela dimensão internacional, o campeonato de barcos eléctricos deverá colocar a Baía de Luanda no centro das atenções de um mercado global associado às corridas náuticas, reforçando simultaneamente a imagem da capital angolana como destino para grandes eventos e como espaço de atracção de investimento.

A iniciativa deverá contar ainda com a presença de personalidades internacionais, entre as quais o jogador da NBA LeBron James e o actor Will Smith, este último associado à equipa Westbrook Visit Angola, segundo a programação apresentada pelo Ministério do Turismo, no passado dia 2.

Crédito para descobrir Angola

A aposta no turismo interno será igualmente reforçada através de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Banco de Comércio e Indústria (BCI), destinada a facilitar o acesso dos cidadãos a pacotes turísticos nacionais.

A campanha prevê a possibilidade de financiamento dos pacotes em até 12 prestações, uma acção inicialmente direccionada para o feriado de 17 de Setembro – Dia do Fundador da Nação. O Lubango, na província da Huíla, surge como destino em destaque, com uma oferta que inclui transporte, transferes e alimentação.

A medida pretende responder a um dos desafios do turismo angolano: transformar o potencial turístico existente no país numa maior procura efectiva por parte dos próprios angolanos.

Tecnologia e inteligência artificial entram na agenda

A transformação digital será outro dos temas em destaque durante o mês do turismo. Uma Aula Magna deverá promover um debate sobre a forma como a digitalização e a inteligência artificial estão a alterar o sector, desde a criação de roteiros digitais à valorização e salvaguarda do património imaterial.

A discussão surge num momento em que destinos turísticos de todo o mundo recorrem cada vez mais às ferramentas digitais para promover experiências, facilitar o acesso à informação e aproximar visitantes dos patrimónios cultural e natural.

A agenda prevê também a apresentação pública do ponto de situação dos programas integrados no PLANATUR, nomeadamente Capacita Turismo, dedicado à formação de quadros; Planifica Turismo, orientado para o ordenamento territorial; Reclassifica Turismo, destinado à actualização dos empreendimentos turísticos; e os programas Comunica Turismo e Estatística Turismo.

Crianças descobrem o mundo da hotelaria

Entre as iniciativas de carácter social e educativo está o projecto “Kambas Hoteleiros”, promovido pelo Infotur, que leva crianças do ensino primário a conhecerem por dentro o funcionamento de uma unidade hoteleira.

Da recepção ao serviço de quarto, os mais novos terão contacto com diferentes áreas da actividade, numa iniciativa que procura despertar desde cedo o interesse pelo turismo e pelas profissões associadas ao sector.

A programação prevê ainda o envolvimento dos governos provinciais e das direcções de Cultura e Turismo, numa tentativa de descentralizar as celebrações e fazer com que o “Setembro Turismo – Descubra Angola” ultrapasse os limites de Luanda.

A estratégia apresentada pelo Ministério do Turismo procura, assim, aproveitar o Dia Mundial do Turismo não apenas como uma data comemorativa, mas como uma oportunidade para promover os destinos nacionais, estimular o turismo interno, atrair visitantes estrangeiros e criar novas oportunidades para as comunidades.

Com uma combinação de eventos internacionais, financiamento de viagens, inovação tecnológica, formação e promoção dos destinos nacionais, Setembro pretende afirmar-se como um mês em que Angola convida os próprios angolanos e o mundo a descobrir o seu território, a sua cultura e o seu potencial turístico.

 

 

Relacionadas

TAAG encerra venda de bilhetes Luanda-Cabinda nas agências

TAAG vai deixar de comercializar, através de agências, bilhetes para

TotalEnergies reforça aposta em Angola e garante continuidade de investimentos

​O Presidente da República de Angola, João Lourenço, recebeu hoje,

“Setembro Turismo” quer colocar Angola no mapa dos grandes destinos

Angola vai transformar este mês de Setembro num período de