Mercado & Finanças

Base Monetária regista contracção de 2,06%

A Base Monetária em moeda nacional registou contracção de 2,06% no mês de Junho, depois de ter recuado 3,71% em Maio, contribuindo para a contracção acumulada variação acumulada de 10,87%, anunciou o Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA), na cidade do Soyo.

De acordo com os dados divulgados, em termos homólogos, a redução da Base Monetária foi de 2,17%.

Por outro lado, o agregado monetário M2, também em moeda nacional, teve uma expansão de 1,80% em Junho, elevando as variações acumulada e homóloga para 6,50% e 10,78%, respectivamente.

O stock de crédito à economia, em moeda nacional, atingiu 6,46 biliões kz, o que representa um crescimento mensal de 3,18% e um aumento acumulado de 7,40% (equivalente a 444,75 mil milhões kz). Em termos homólogos, segundo o CPM, o crédito cresceu 31,24%.

No sector externo, o saldo superavitário da conta de bens subiu 36,33% em Junho, passando de 914,73 milhões USD, em Maio, para 1,25 mil milhões USD.

No acumulado até Junho, o saldo atingiu USD 7,29 mil milhões, valor inferior aos 11,90 mil milhões USD registados no mesmo período de 2024 — uma redução de 4,61 mil milhões USD .

Segundo ainda o CPM, a diminuição no superavit resulta da queda de 3,80 mil milhões USD nas exportações e do aumento de USD 810,06 milhões nas importações. Ainda assim, a oferta de moeda estrangeira no mercado cambial manteve-se estável, com 5,55 mil milhões USD transaccionados no primeiro semestre de 2025, um aumento de cerca de 480 milhões USD face aos 5,08 mil milhões USD do período homólogo.

Relacionadas

Ministro destaca papel da banca no financiamento do sector de

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo,

SME inicia emissão de passaporte electrónico no MIREMPET

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro

Shell manifesta interesse em reforçar parceria com Angola

O Diretor-Geral da Shell, Alioune Sourang, foi recebido em 4