Economia

Vendas de combustíveis em Angola sobem 5% no terceiro trimestre e importações custam 1,08 mil milhões de dólares

As vendas de combustíveis líquidos em Angola atingiram 1,177 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2026, um aumento de cerca de 5% face aos três meses anteriores. A evolução reflectiu a actividade no retalho, o consumo das empresas e o abastecimento de navios.

A Sonangol Distribuição e Comercialização manteve a liderança do mercado, com 65% das vendas, seguida da Pumangol, com 18,8%. A TotalEnergies Marketing Angola representou 7,5%, a Sonangalp6,9% e a Etu Energias 1,8%.

No final do trimestre estavam registados 1.234 postos de abastecimento, dos quais 924 em funcionamento. Os operadores privados de bandeira branca detinham 407 postos operacionais, cerca de 44% da rede activa.

A importação de combustíveis líquidos custou cerca de 1,08 mil milhões de dólares no trimestre. Dos produtos adquiridos para comercialização, 74% tiveram origem no exterior, 24,5% na Refinaria de Luanda e 1,5% na unidade de Cabinda operada pela Cabgoc.

O gasóleo representou 48,1% das aquisições e a gasolina 30,1%. A subida dos preços internacionais, associada ao conflito no Médio Oriente, contribuiu para agravar a factura das importações.

As vendas de gás de cozinha somaram 157,6 mil toneladas, mais 11% do que no trimestre anterior. Em sentido contrário, a comercialização de lubrificantes recuou cerca de 2%, para 9.153 toneladas.

 

Relacionadas

Jirétour’s Mobiliário Escolar distinguida com Prémio de Produção Nacional 2026

A Jirétour’s Mobiliário Escolar foi distinguida com o Prémio de

Francisco Queiroz lança segunda edição de “Economia Informal em Angola”

Nova edição da obra estima em cerca de 45 mil

Vendas de combustíveis em Angola sobem 5% no terceiro trimestre

As vendas de combustíveis líquidos em Angola atingiram 1,177 milhões