Angola vai passar a cobrar, a partir de Agosto, uma taxa turística de 5% sobre o valor das dormidas a visitantes estrangeiros, medida que visa reforçar as receitas do sector e apoiar o desenvolvimento do turismo.
Os viajantes estrangeiros que visitem Angola a partir de Agosto passam a estar sujeitos ao pagamento de uma taxa turística correspondente a 5% sobre o valor das dormidas em empreendimentos turísticos ou alojamento local.
De acordo com a medida, a taxa será aplicada até um máximo de sete noites por estadia, estabelecendo assim um limite ao encargo para os visitantes internacionais.
Ficam isentos do pagamento os turistas nacionais, os cidadãos estrangeiros residentes em Angola e ainda os turistas internacionais com menos de 12 anos de idade.
A introdução desta taxa insere-se nas políticas de reforço e sustentabilidade do sector turístico angolano, numa altura em que o país procura diversificar a economia e afirmar-se como destino turístico na região.
Com esta iniciativa, as autoridades pretendem gerar receitas adicionais que possam ser canalizadas para a melhoria de infraestruturas, promoção turística e qualificação dos serviços, acompanhando práticas já adoptadas por vários destinos internacionais.