Mercado & Finanças

Preços da energia devem subir 19% em 2026 e o petróleo com o preço médio de 82 dólares por barril

Previsões apontam que “os preços do petróleo devem aumentar 21,4% devido às interrupções na produção e no transporte no Médio Oriente” e os preços do gás natural e dos alimentos também devem aumentar

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o preço das matérias-primas energéticas deve subir 19% em 2026, devido ao impacto do conflito no Médio Oriente.

Segundo a actualização do World Economic Outlook (WEO) divulgada esta terça-feira, o FMI prevê agora uma subida das ‘commodities’ da energia, o que contrasta com a ligeira queda projectada no WEO de Outubro de 2025.

“Os preços do petróleo devem aumentar 21,4% devido às interrupções na produção e no transporte no Médio Oriente, o que corresponde a um índice médio de preços do petróleo de 82 dólares por barril”, lê-se no relatório.

Já os preços do gás natural devem ser mais afectados do que os do petróleo devido à “complexidade técnica da retoma da produção e ao nível comparativamente menor de reservas disponíveis”.

O FMI destaca ainda que os preços dos alimentos também devem aumentar, mais do que o projectado em Outubro de 2025, devido aos preços mais altos de energia e fertilizantes, rotas de transporte interrompidas e aumento dos custos de transporte.

A 28 de Fevereiro, Estados Unidos e Israel lançaram uma ofensiva contra o Irão, quando decorriam negociações entre Washington e Teerão precisamente sobre o programa nuclear iraniano.

O Irão respondeu com o bloqueio do estreito de Ormuz e ataques contra alvos israelitas, bases norte-americanas na região e infraestruturas civis e energéticas de países vizinhos.

A guerra em curso provocou também subidas nos preços do petróleo, na sequência do bloqueio iraniano de Ormuz, via por onde passa um quinto da produção de energia mundial.

Relacionadas

Angola presta homenagem a Manuel Domingos Augusto, antigo ministro das

O falecimento de Manuel Domingos Augusto, esta sexta-feira em Luanda,

Manuel Domingos Augusto, antigo ministro das Relações Exteriores de Angola,

O antigo ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos

BCI leva serviços bancários aos mercados informais com cartões e

O Banco de Comércio e Indústria lançou o projecto “Bankeiro