Ciência & Tecnologia

Google lança novas ferramentas de IA no Gmail para resumir e pesquisar e-mails

A Google lançou na quinta-feira, dia 08, novas funcionalidades de inteligência artificial (IA) no Gmail, que permitem resumir automaticamente longas conversas por e-mail e interagir com a caixa de entrada através de linguagem natural, facilitando a localização de informações específicas.

De acordo com a empresa, a funcionalidade de “resumos de IA” actua de forma semelhante à Pesquisa Google, ao transformar grandes volumes de informação em respostas directas, dispensando a pesquisa manual. Assim, ao abrir um e-mail com múltiplas respostas, o Gmail passa a apresentar um resumo conciso com os principais pontos da conversa.

Esta ferramenta ficou disponível desde ontem, quinta-feira, para todas as contas do Gmail, sem custos adicionais, segundo comunicado da tecnológica. Em paralelo, a Google introduziu uma funcionalidade que permite aos utilizadores “conversar” com a sua caixa de entrada, colocando perguntas em linguagem natural. Como exemplo, a empresa refere questões como: “Quem foi o canalizador que me deu um orçamento para a remodelação da minha casa de banho no ano passado?”

Segundo a Google, o raciocínio avançado do Gemini é capaz de identificar a resposta correta e resumir instantaneamente os detalhes relevantes, poupando tempo aos utilizadores.

No entanto, a funcionalidade mais avançada, que permite colocar perguntas directamente à caixa de entrada, está disponível apenas para subscritores dos planos Google AI Pro e Google AI Ultra, com custos mensais de 19,99 dólares e 249,99 dólares, respectivamente.

Relacionadas

Angola prepara lei para regular biocombustíveis e aproximar petróleo da

Na primeira edição da Angola Extractive Investment Summit, realizada na

Vozinha faz história: cabo-verdiano eleito guarda-redes do “onze ideal” do

Josimar Dias, o guardião de 40 anos que estava sem

Domingos Simões Pereira chega a Lisboa mas promete voltar à

Opositor guineense foi libertado por razões humanitárias depois de mais