Economia

Angola prevê crescimento de 6% na agricultura e aumento no orçamento do sector

Angola projecta um crescimento anual de 6% para a agricultura, além do aumento na alocação de recursos para o sector, com os Países africanos comprometidos a destinar até 10% dos orçamentos nacionais à agricultura, disse o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, soube o Mercado.

O discurso ocorreu durante a primeira sessão ministerial da Cimeira Extraordinária da União Africana sobre o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP), realizada em Kampala.

Isaac dos Anjos sublinhou a importância de transformar a produção agrícola no continente, evitando a exportação de matérias-primas e incentivando a industrialização local. O ministro também ressaltou que a agricultura deve ser vista como um dos principais meios para combater a pobreza e reduzir a desigualdade social nas áreas rurais da África.

“Angola, que está comprometida com o desenvolvimento agrícola no continente, prepara-se para ractificar as estratégias discutidas no encontro, com foco no fortalecimento das políticas agrícolas”, disse o Ministro.

Durante a Cimeira, foram apresentados relatórios de progresso que avaliam as acções realizadas nos últimos 10 anos e estabelecem metas para os próximos cinco anos, com o objectivo de melhorar o impacto da agricultura no crescimento económico.

O evento, que prossegue até o dia 11 de Janeiro, também busca promover mais investimentos para o setor agrícola e estimular os países africanos a fortalecerem suas políticas agrícolas. A Declaração de Kampala, a ser aprovada ao fim da cimeira, definirá directrizes para a criação de sistemas agroalimentares mais resilientes e sustentáveis em África, com um compromisso renovado dos Países de alocar uma parte dos orçamentos ao desenvolvimento agrícola.

Relacionadas

Ideia do pacto de Trump com a indústria da IA

Mark Zuckerberg, sentado ao lado do presidente da Câmara dos

UE e Canadá preparam nova parceria em cimeira em Montreal

O encontro, marcado para 29 e 30 de Outubro, deverá

Ethiopian Airlines aposta 5 mil milhões de dólares na expansão

A Ethiopian Airlines está a acelerar a expansão do seu