Mercado & Finanças

OPV do BFA arrecada 242 milhões USD e torna-se a maior operação em bolsa em África em 2025

A Oferta Pública de Venda (OPV) de 29,75% das acções do Banco de Fomento Angola (BFA), concluída na semana passada, arrecadou 242 milhões USD norte-americanos, tornando-se a maior operação em bolsa realizada este ano em Angola e em África.

A informação foi divulgada pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

Em comunicado, a BODIVA classificou a operação como “uma conquista marcante no desenvolvimento do mercado de capitais doméstico” e uma demonstração do potencial e da credibilidade crescente das bolsas africanas.

A procura pelas 4 462 500 acções disponibilizadas no mercado primário superou a oferta, atingindo uma taxa de cobertura de 506,37% e um pico de procura de 1,1 mil milhão USD.

A relação de cobertura das ofertas foi de 1,09, permitindo satisfazer 10 300 das 11 009 ordens registadas.

A OPV foi também a primeira a contar com ofertas internacionais, embora mais de 99% da procura tenha sido assegurada por fundos nacionais.

Com a operação, a BODIVA reforça o dinamismo do mercado de acções, que actualmente conta com cinco empresas cotadas: Banco Angolano de Investimento (BAI), Banco Caixa Angola (BCGA), BFA, a seguradora ENSA e a própria BODIVA.

A capitalização em bolsa total do mercado angolano ascende, actualmente, a 3,37 mil milhões USD norte-americanos.

Relacionadas

Ministro destaca papel da banca no financiamento do sector de

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo,

SME inicia emissão de passaporte electrónico no MIREMPET

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro

Shell manifesta interesse em reforçar parceria com Angola

O Diretor-Geral da Shell, Alioune Sourang, foi recebido em 4