Mercados Financeiros

Reservas internacionais recuam 2,1% em Maio para 15,47 mil milhões de dólares

As reservas internacionais líquidas (RIL) de Angola diminuíram aproximadamente 2,1% em Maio de 2026 face a Abril, passando de 15,81 para 15,47 mil milhões de dólares — uma redução de cerca de 344 milhões de dólares, de acordo com as estatísticas divulgadas pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

Apesar da queda, as RIL mantiveram-se acima dos 15 mil milhões de dólares, patamar que, de acordo com os critérios do Fundo Monetário Internacional (FMI), assegura sete meses de importações, considerado confortável pelos padrões internacionais.

Angola preserva, por isso, uma capacidade relativamente sólida para absorver choques externos de curto prazo, incluindo oscilações nos mercados internacionais e pressões temporárias sobre a balança de pagamentos.

A redução de Maio pode reflectir menor acumulação de divisas e alguma pressão sobre a posição externa — um sinal de atenção, embora não de alarme. O movimento enquadra-se num contexto mais amplo de dependência das receitas petrolíferas: o FMI tem alertado para a fragilidade da posição externa angolana face à evolução da produção de petróleo e das receitas do sector.

 

Relacionadas

Massano desafia empresários a construírem uma indústria marítima nacional capaz

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola,

Renováveis batem recordes globais enquanto UE regista mínimos históricos no

A transição energética avança em simultâneo na União Europeia e

Petróleo cai mais de 4% com optimismo sobre circulação em

O crude West Texas Intermediate(WTI) recuava 4,05% para 69,01 dólares