Os testes iniciais realizados no poço Espadarte 7ST2, localizado no Bloco 2/05 da Bacia do Baixo Congo, confirmaram uma produção estabilizada entre 2.000 e 2.500 barris de petróleo por dia, sem registo de água, reforçando as expectativas de aumento da produção petrolífera nacional.
O anúncio foi feito esta terça-feira, 12 de Maio, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, pela Etu Energias, operadora do bloco, e pelos parceiros do Grupo Empreiteiro do Bloco 2/05.
Segundo o comunicado, os testes de avaliação do poço revelaram resultados considerados “encorajadores”, com produção estável e sem presença de água, um indicador positivo da qualidade do reservatório.
O poço de alcance estendido foi perfurado com o objectivo de avaliar as areias de lobo de canal do Reservatório Terciário numa zona considerada prioritária pela sua maior amplitude e espessura.
Durante a operação, foram atravessados oito intervalos produtivos, com uma espessura total de 53 metros, confirmando a existência de reservatórios com boa qualidade geológica.
Os dados técnicos apontam para níveis médios de porosidade entre 18% e 25%, além de uma permeabilidade considerada superior à observada no poço Espadarte-2, perfurado em 1993.
O presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Paulino Jerónimo, considerou os resultados “muito encorajadores”.
“Os resultados alcançados, a qualidade do reservatório e a eficácia das soluções técnicas adoptadas indicam ser o caminho certo para o aumento da produção nacional e capacitação do conteúdo local”, afirmou.
Paulino Jerónimo acrescentou ainda que os resultados representam uma demonstração de que as estratégias de desenvolvimento do sector dos hidrocarbonetos estão “a trilhar o bom caminho”.
O Bloco 2/05, situado na província do Zaire, continua a ser uma das áreas consideradas estratégicas para a revitalização da produção petrolífera, numa altura em que o sector procura compensar o declínio natural de campos maduros e reforçar a capacidade produtiva nacional.