Mercados Financeiros

Crise energética leva BNA a injectar 105 milhões USD destinados às companhias aéreas 

A escalada da crise energética global, agravada pelo fecho do Estreito de Ormuz, já está a ter efeitos directos na aviação em África, com Angola a avançar com medidas de emergência para evitar disrupções no tráfego aéreo.

O Banco Nacional de Angola (BNA) revelou que os bancos comerciais venderam 105 milhões de dólares em divisas às companhias aéreas nos primeiros cinco meses do ano, numa operação extraordinária destinada a garantir a continuidade dos voos internacionais num contexto de forte pressão sobre os custos energéticos e de acesso a moeda estrangeira.

O pico destas operações ocorreu em Abril, que concentrou 89,6% do total, com vendas na ordem dos 94,4 milhões de dólares — um sinal claro da intensidade das dificuldades enfrentadas pelo sector num momento crítico para o abastecimento global de combustível.

Segundo o regulador, esta injecção de liquidez em moeda estrangeira teve como objectivo “assegurar a regularidade das operações das companhias aéreas”, protegendo a conectividade internacional do país e evitando perturbações mais profundas no transporte aéreo.

A dependência do sector da aviação de combustível importado — cujo preço e disponibilidade foram afectados pela instabilidade no Golfo — tem vindo a expor fragilidades estruturais, nomeadamente no acesso a divisas. O fecho do Estreito de Ormuz, uma das principais artérias do comércio mundial de petróleo, agravou ainda mais este cenário, pressionando cadeias logísticas e elevando custos operacionais.

Além destas intervenções pontuais, o BNA sublinha que as companhias aéreas continuam a aceder a moeda estrangeira através dos bancos comerciais, num modelo complementar que combina operações correntes com medidas excepcionais.

Num contexto em que várias transportadoras internacionais têm enfrentado constrangimentos operacionais e financeiros, o caso angolano ilustra como a crise energética global está a obrigar autoridades monetárias a intervir directamente para manter sectores críticos em funcionamento — com a aviação na linha da frente.

Relacionadas

Angola prepara lei para regular biocombustíveis e aproximar petróleo da

Na primeira edição da Angola Extractive Investment Summit, realizada na

Vozinha faz história: cabo-verdiano eleito guarda-redes do “onze ideal” do

Josimar Dias, o guardião de 40 anos que estava sem

Domingos Simões Pereira chega a Lisboa mas promete voltar à

Opositor guineense foi libertado por razões humanitárias depois de mais