Mercados Financeiros

Contratação de conteúdo local no sector petrolífero cresce de forma significativa

A contratação de empresas angolanas no sector petrolífero registou um crescimento significativo nos primeiros oito meses de 2025, atingindo 12% do total das contratações efectuadas na cadeia de fornecimento.

Os dados foram avançados pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, na sessão de abertura da 5.ª Conferência Anual do Conteúdo Local em Angola.

Segundo o governante, este aumento reflecte os esforços contínuos do Executivo para reforçar a participação de empresas nacionais no sector, promovendo maior inclusão económica e valorização do empresariado angolano.

A aposta no conteúdo local tem sido uma das prioridades estratégicas do país, visando reduzir a dependência externa e estimular a transferência de conhecimento e tecnologia para operadores nacionais.

Apesar dos avanços, Diamantino Pedro Azevedo sublinhou a necessidade de continuar a criar condições para que mais empresas angolanas integrem a cadeia de valor do sector petrolífero, com especial enfoque na capacitação técnica, acesso ao financiamento e cumprimento de padrões internacionais.

A 5.ª Conferência Anual do Conteúdo Local reúne decisores políticos, operadores do sector e empresários, constituindo um espaço de reflexão sobre os desafios e oportunidades para o fortalecimento da participação nacional na indústria petrolífera.

Relacionadas

Angola estreia-se no ‘África Down Under’ 

As autoridades australianas e o sector empresarial privado estão a

Índia e África Austral avançam para acordo comercial preferencial de

A Índia e os cinco países da União Aduaneira da

Refinaria Dangote prepara maior IPO de África e aposta nos

A refinaria de petróleo do Grupo Dangote prepara uma oferta