Mercados Financeiros

Visa, Banco Millennium Atlântico e EMIS lançam primeiro cartão de débito Visa em Angola

Cartão co-badge Visa/Multicaixa permite pagamentos e levantamentos em kwanzas dentro do país e em moeda internacional no estrangeiro, com um único cartão.

A Visa apresentou, esta sexta-feira, na Feira Internacional de Luanda (FILDA), o primeiro cartão de débito Visa em Angola, fruto de uma parceria com o Banco Millennium Atlântico e a EMIS. O lançamento introduz uma nova experiência de cartão co-badge que permite aos consumidores efectuar pagamentos seguros e simples, tanto dentro do país como no estrangeiro, através de um único cartão.

O novo cartão de débito co-badge Visa/Multicaixa combina as capacidades da rede doméstica Multicaixa com a rede global de aceitação da Visa, permitindo aos titulares realizar pagamentos e levantamentos em Angola, ao mesmo tempo que acedem a milhões de comerciantes e caixas automáticas em todo o mundo. As transacções ficam directamente associadas às contas dos clientes em kwanzas, garantindo uma experiência de pagamento segura e conveniente, tanto em território nacional como no exterior.

Pagamentos digitais em forte crescimento em Angola

O lançamento surge num momento em que Angola continua a acelerar a sua agenda de transformação digital, impulsionada pela crescente procura dos consumidores por soluções de pagamento seguras, convenientes e globalmente conectadas. Segundo dados governamentais recentes, os pagamentos móveis e digitais cresceram cerca de 56% no primeiro semestre de 2026, face ao mesmo período do ano anterior, reforçando o papel cada vez mais central dos pagamentos digitais no comércio do dia-a-dia dos angolanos.

“Este lançamento representa muito mais do que a introdução de um novo cartão; trata-se de expandir a forma como os angolanos participam numa economia digital cada vez mais conectada”, afirmou Kátia da Conceição, Country Manager da Visa Angola. “Ao unir a infra-estrutura local de pagamentos à rede global da Visa, estamos a criar uma ponte entre a conveniência doméstica e o acesso internacional. Isto proporciona aos consumidores maior liberdade e confiança na forma como realizam os seus pagamentos, enquanto apoia o crescimento contínuo do comércio digital, da conectividade transfronteiriça e da inclusão financeira em Angola”, acrescentou a responsável.

Solução pode chegar a mais de cinco milhões de titulares de cartões EMIS

A solução co-badge foi concebida para ampliar os benefícios dos pagamentos digitais aos consumidores de todo o país. A parceria entre a Visa e a EMIS tem potencial para levar a aceitação global da Visa a mais de cinco milhões de titulares de cartões EMIS já existentes, contribuindo simultaneamente para a ambição de Angola de modernizar a sua infra-estrutura financeira e reforçar a sua participação na economia digital.

Numa fase inicial, o cartão estará disponível para os clientes dos segmentos Private e Prestige do Banco Millennium Atlântico, estando previsto um plano de expansão gradual à medida que a adopção aumentar. O lançamento integra o compromisso mais amplo do banco com a inovação e a modernização dos serviços financeiros em Angola.

Segundo Sidney Magalhães, Chief Business Officer do Banco Millennium Atlântico, a instituição lançou, em simultâneo, o Cartão Visa Pré-Pago Empresas. “Acabámos de lançar o primeiro cartão de débito Visa em Angola, denominado em kwanzas e aceite dentro e fora do país, bem como o Cartão Visa Pré-Pago Empresas. Este lançamento representa um marco na evolução dos meios de pagamento em Angola. Com a Visa e a EMIS como parceiros, reafirmamos o nosso compromisso com soluções inovadoras, seguras e convenientes, mantendo o cliente no centro da nossa estratégia num mercado em constante evolução”, afirmou o responsável.

Fim das duas carteiras para viagens ao estrangeiro

Para os consumidores, o modelo co-badge elimina a necessidade de transportar cartões separados para transacções domésticas e internacionais, proporcionando uma experiência de pagamento mais simples e flexível. A solução apoia ainda o desenvolvimento contínuo do comércio digital e das transacções transfronteiriças, ajudando a ligar consumidores e empresas angolanas a mais oportunidades na economia global.

A colaboração entre a Visa, o Banco Millennium Atlântico e a EMIS reforça o compromisso conjunto das três entidades com o avanço da infra-estrutura de pagamentos em Angola e com a disponibilização de inovações práticas que geram valor para consumidores, empresas e para a economia do país em geral.

Relacionadas

Praia acolhe primeira edição do Human Leaders International Congress Cabo

Universidade de Cabo Verde reúne mais de 500 participantes e

Mercury reforça conectividade empresarial em Cabinda com tecnologia 5G

Operadora lança portefólio My5G Empresarial na província, complementado por soluções

Portagens, sementes protegidas e menos impostos para produtos da SADC:

Presidente dirigiu a Comissão Económica do Conselho de Ministros nesta