Negócios

Vera Daves lidera em Londres a delegação ao Fórum de Negócios e Investimentos Angola-Reino Unido

A ministra das Finanças, Vera Daves, lidera a delegação que participa, nos dias 8 e 9 de Setembro, no UK-Angola Trade & Investment Forum, em Londres, um encontro de alto nível destinado a reforçar as relações económicas e de investimento entre Angola e o Reino Unido.

O fórum é promovido no âmbito da cooperação entre os governos dos dois países, em parceria com a DMA Invest — organização britânica especializada na promoção de fóruns de comércio e investimento com mercados emergentes, que desenvolve iniciativas semelhantes com dezenas de outros países — e a AIPEX, a agência angolana de promoção de investimento e exportações. O encontro deverá reunir governantes, investidores institucionais, instituições financeiras de desenvolvimento e empresários de ambos os países, criando uma plataforma para o estabelecimento de novas parcerias e para uma maior aproximação do capital britânico às oportunidades de investimento existentes em Angola.

A participação angolana no fórum surge num momento em que o país tem procurado reforçar, junto de investidores internacionais, a mensagem de maior estabilidade macroeconómica e de credibilidade financeira. Segundo a própria ministra das Finanças, a forte procura registada nas mais recentes emissões de Eurobonds angolanos — operações que, em 2026, mobilizaram quatro mil milhões de dólares, com uma procura superior ao dobro do montante colocado — demonstra a consolidação dessa confiança dos mercados internacionais na trajectória económica do país, resultado dos progressos na estabilidade macroeconómica, na gestão da dívida pública e na desaceleração da inflação.

Entre as entidades angolanas presentes em Londres nesta agenda está também a gestora de activosOhuasi Investment, que será a única representante do mercado de capitais nacional a liderar um painel no fórum, subordinado ao tema “Angola como oportunidade financeira para investidores internacionais”. Além da sua participação no painel, a Ohuasi tem prevista uma agenda de encontros com instituições financeiras britânicas, incluindo o JP Morgan, no âmbito dos esforços para explorar novas vias de mobilização de investimento estrangeiro para Angola.

Este forum surge poucos meses depois de Angola ter promovido, também em Londres, uma conferência dedicada aos sectores do petróleo, gás e recursos minerais, sob o lema “Angola: Potencial Mineral para a Indústria Moderna”, iniciativa do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás em parceria com a Embaixada de Angola no Reino Unido, reflectindoum esforço mais amplo e continuado de Luanda para atrair capital britânico para diferentes sectores da economia nacional, das finanças públicas aos recursos naturais, passando pelo mercado de capitais.

 

Relacionadas

Setembro Turismo 2026 deverá movimentar 500 milhões de dólares em

O programa Setembro Turismo 2026 deverá gerar cerca de 500

Ohuasi reúne com JP Morgan em Londres para apresentar mercado

A gestora de activos angolana Ohuasi Investment reuniu-se, em Londres,

Vera Daves lidera em Londres a delegação ao Fórum de

A ministra das Finanças, Vera Daves, lidera a delegação que