Mercado & Finanças

Vendas a retalho aumentam 1,0% na Zona Euro e 1,3% na UE em 2024

O volume de vendas a retalho aumentou, no acumulado de 2024, 1,0% na Zona Euro e 1,3% na União Europeia (UE) face ao ano anterior, anunciou o Eurostat esta quinta-feira. 

Em Dezembro de 2024, as vendas a retalho na área do euro aumentaram 1,9% na variação homóloga, e recuou 0,2% face ao mês de Novembro.

Nos 27 Estados-membros, o indicador cresceu 2,0% face a Dezembro de 2023, mas sofreu diminuição de 0,3% na análise em cadeia.

Segundo os dados do serviço estatístico da UE, entre os Estados-membros, as maiores subidas homóloga nas vendas a retalho ocorreram na Eslováquia (10,0%), Lituânia (8,7%) e Luxemburgo (+8,4%), enquanto as maiores quedas foram registadas na Eslovénia (-3,1%), Bélgica (-2,4%) e Polónia (-0,5%).

As maiores reduções mensais no volume do comércio a retalho foram observadas na Eslovénia (-2,2%), Alemanha (-1,6%) e Polónia (-1,5%) e os maiores aumentos ocorreram na Eslováquia (8,2%), Finlândia (2,1%) e Espanha (1,4%).

Em Portugal, o indicador apresentou subida de 6,0% em Dezembro de 2024, na comparação homóloga e 0,7% face a Novembro.

Relacionadas

Ministro destaca papel da banca no financiamento do sector de

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo,

SME inicia emissão de passaporte electrónico no MIREMPET

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro

Shell manifesta interesse em reforçar parceria com Angola

O Diretor-Geral da Shell, Alioune Sourang, foi recebido em 4