A UNITEL e a Huawei anunciaram recentemente a implementação de uma solução comercial em larga escala na área de Radio Access Network (RAN).
O acordo, anunciado no Mobile World Congress 2025 (MWC 2025), em Barcelona, Espanha, vai aumentar a capacidade da rede da UNITEL e garantir a evolução da infra-estrutura da empresa.
O novo marco permitirá melhorias na experiência dos clientes e contribuirá para o desenvolvimento da indústria de telecomunicações em Angola. A inovação baseia-se na tecnologia de largura de banda e na tecnologia de dipolo, permitindo a implementação integrada das bandas 1,8 GHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz sem aumentar o tamanho do sistema Massive MIMO de banda dupla.
A UNITEL e a Huawei concluíram a Fase 1 do projecto de modernização do DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing). A rede de transmissão por fibra óptica da UNITEL agora suporta 400G, com maior velocidade, menor latência e maior confiabilidade.
O desenvolvimento marca um passo na transformação digital de Angola, abrindo caminho para a adopção do 5G no país.
“Ao aprofundarmos nossa colaboração com a Huawei, estamos confiantes de que manteremos a liderança de mercado e aceleraremos o futuro digital”, afirmou Amílcar Safeca, membro do Conselho Executivo e CTO da UNITEL.