Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

União Africana lança estratégia para aumentar produção agroalimentar até 2035

A União Africana (UA) lançou recentemente uma estratégia que prevê aumentar em 45% a produção agroalimentar no continente até 2035. 

A iniciativa, designada Estratégia Decenal, integra a Agenda 2063 e responde a desafios como mudanças climáticas, limitações de infra-estrutura e dificuldade de acesso ao financiamento.

Segundo a Further Africa, a UA espera atrair investimento público e privado, com o envolvimento dos blocos regionais e dos parceiros internacionais de desenvolvimento.

A estratégia foca-se em áreas como inovação agrícola e pecuária, melhoria dos sistemas de irrigação, ampliação do acesso ao mercado por pequenos produtores e investimento no agro-processamento.

A iniciativa também está alinhada com os objectivos da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), que prevê a criação de mercados alimentares regionais integrados.

Outro eixo da estratégia é o incentivo à participação de jovens e mulheres na agricultura, por meio da formação profissional, apoio ao empreendedorismo e financiamento.

A UA considera que o fortalecimento dos sistemas agroalimentares será fundamental para garantir segurança alimentar, criar emprego e estimular o crescimento económico, num contexto em que a população africana deve ultrapassar os 2,5 mil milhões de pessoas até 2050.

Relacionadas

Alphabet perde 120 mil milhões com risco de ruptura com

As acções da Alphabet, empresa-mãe da Google, sofreram uma queda

Juros das dívidas soberanas aumentam na Zona Euro

Os juros das dívidas soberanas da Zona Euro registam alta

Petróleo mantém alta com foco em negociações comerciais entre EUA

Os preços do petróleo mantiveram a trajectória de alta nesta