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Inovação & Negócios

Túnel ferroviário entre Marrocos e Espanha avança com conclusão prevista para 2040

O projecto de construção de um túnel ferroviário entre Marrocos e Espanha ganhou novo impulso, com a proposta técnica definida e conclusão prevista para 2040. 

A ligação, que terá 60 quilómetros — dos quais 28 km submersos no Mar Mediterrâneo —, foi retomada após avanços tecnológicos que tornaram viável a perfuração profunda e a segurança sísmica da estrutura.

Segundo o portal marroquino Le360, o aumento do tráfego no Estreito de Gibraltar é uma das principais motivações para a retoma.

Entre Janeiro e Fevereiro de 2025, mais de 731 mil passageiros cruzaram a zona, estabelecendo um recorde reconhecido pela Autoridade Portuária de Cádiz.

Os volumes de carga também aumentaram, reacendendo o debate sobre a importância estratégica do corredor.

O projecto, estimado em 17,3 mil milhões USD ( 15 mil milhões de euros), prevê uma ligação ferroviária entre Tânger e Algeciras com três galerias separadas: uma para passageiros, uma para mercadorias e outra para a ferrovia.

O túnel terá uma secção inicial de via única, seguida de um trecho com via dupla.

A empresa estatal espanhola Secegsa lidera dois estudos técnicos. O primeiro, a cargo da Herrenknecht Ibérica, analisa os solos do sill Camarinal para definir o método de perfuração.

O segundo, conduzido pela Marinha Espanhola, avalia a actividade sísmica da região com base em seis meses de monitoramento. A conclusão dos estudos está prevista para Setembro deste ano.

O financiamento da iniciativa está estruturado com recursos crescentes desde 2022. Em 2024, foram destinados 2,7 milhões de euros, maior parte oriunda de fundos europeus.

O investimento será cofinanciado pelos governos de Espanha e Marrocos, com apoio da União Europeia.

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