Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Transacções de dinheiro móvel alcançam 1,2 trilião USD, com África em destaque

transferências na África aumentam

Os usuários de dinheiro móvel, em 2022, realizaram transacções no valor de 1,2 trilião USD, com a África sendo responsável pela maior parte das transacções. 

Na África Subsaariana e nas regiões do Médio Oriente e Norte da África, o valor das transacções alcançou 853 biliões USD em 2021.

Em 2019, 200 milhões de usuários realizaram 24,46 biliões de transacções de dinheiro móvel na África Subsaariana e no Médio Oriente e Norte da África, representando 64,15% de todas as transações realizadas globalmente.

A melhoria no acesso à tecnologia, dificuldades de acesso a serviços financeiros tradicionais e o aumento dos pagamentos sem contacto, especialmente devido à pandemia de Covid-19 impulsionaram o crescimento do dinheiro móvel na África.

Oferecidos por empresas de telecomunicações e suportados pela rede de agentes licenciados, os serviços de dinheiro móvel permitem que usuários depositem dinheiro em carteiras virtuais e usem os fundos para pagar e comprar, incluindo pagamentos peer-to-peer (P2P).

Para aqueles sem acesso a serviços bancários, o dinheiro móvel proporciona inclusão financeira, permitindo a participação na economia sem a necessidade da conta bancária.

Relacionadas

Preço do petróleo cai pela quarta sessão consecutiva 

O preço do barril de petróleo nos mercados internacionais caiu

Inflação no Canadá desacelera para 1,8% em Dezembro

A taxa de inflação homóloga no Canadá foi de 1,8%

BNA mantém taxas de juros e reduz coeficiente de Reservas

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de