O Standard Bank Angola (SBA) anunciou, nesta segunda-feira (24), em Luanda, uma linha de financiamento de 30 mil milhões de kwanzas para micro, pequenas e médias empresas (MPME) do sector petrolífero.
O presidente executivo do banco, Luís Teles, informou que o desembolso já alcançou 4 mil milhões kz.
Durante o encontro com a imprensa, Luís Teles apresentou novas opções financeiras, incluindo financiamento de ordens de compra, contratos e desconto de facturas.
O SBA criou uma equipa de seis técnicos para atender MPME do sector Oil & Gas e uma área para grandes empresas.
O banco atende 350 MPME e 150 grandes empresas do setor, somando 500 clientes.
Nos últimos meses, 30 novas empresas entraram na carteira do banco. A estratégia busca aproximar empresas nacionais das multinacionais e facilitar contatos com companhias da região para ampliar negócios.
As soluções incluem atendimento no local de trabalho, condições específicas na plataforma digital e acesso a fundos de investimento e contas internacionais.
O SBA reforça a aposta no sector petrolífero, que representa mais de 90% das exportações e 60% das receitas fiscais do Estado.
O director executivo para MPME do SBA, Fernando Chivinda, afirmou que a concessão de crédito ocorre de forma activa, com análise da capacidade financeira dos clientes para definir os limites.
O portfólio do banco para MPME soma 120 mil milhões kz, com actuação na agricultura, Oil & Gas, consumo e indústria.
Até agora, 10 empresas do sector petrolífero receberam capitalização.