A SpaceX anunciou recentemente o lançamento de dois satélites portugueses ao espaço em Janeiro de 2024 através do foguetão da empresa de Elon Musk .
O lançamento ocorre a exactos 30 anos após o lançamento do primeiro satélite português, o PoSAT-1, em 1993.
Um dos satélites que será enviado é o PoSAT-2, em homenagem ao pioneiro PoSAT-1. A missão do PoSAT-2 é aprimorar as comunicações marítimas para navios, o que representa a inovação tecnológica portuguesa.
O lançamento está programado para 16 de Janeiro a partir da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia, que pertence à United States Space Force.
O satélite será levado ao espaço pelo foguete Falcon 9 da SpaceX, num projecto que totaliza o investimento de 16,2 milhões USD ( aproximadamente 15 milhões de euros).
Outro satélite que fará parte da missão é o Prometheus-1, o modelo experimental desenvolvido pela Universidade do Minho. Com enfoque em pesquisas académicas, este lançamento destaca o papel das universidades portuguesas no cenário espacial global.
A SpaceX já desempenhou um papel crucial no envio de outros satélites portugueses ao espaço. Entre eles, o MH1, parte do projecto Aeros, lançado em Março de 2024, e o ISTSat-1, do Instituto Superior Técnico.