A Sonangol iniciou recentemente um conjunto de projectos para o primeiro semestre de 2025, incluindo a construção de um terminal para o enchimento de vagões cisterna na Estação do Bungo, no Caminho de Ferro de Luanda (CFL).
O projecto faz parte do Programa de Desenvolvimento Sectorial (PDS 2023-2027), que também inclui o apetrechamento dos laboratórios de análises dos terminais oceânicos do Lobito, Soyo e Porto Amboim.
A petrolífera abriu recentemente o concurso público para a construção da estação de enchimento de vagões cisterna. Também foram anunciados concursos para o apetrechamento dos laboratórios nos três terminais, com o objectivo de melhorar os serviços prestados.
Além disso, a Sonangol Distribuição e Comercialização abriu o concurso para a contratação de serviços de manutenção e fornecimento de acessórios para bombas de combustíveis em postos de abastecimento, com foco em aumentar a eficiência dos serviços em todo o território nacional.
A companhia também abriu um concurso para a aquisição de um recuperador de vapores de gasolina, que visa reduzir a evaporação durante o armazenamento e abastecimento.
Os investimentos visam melhorar a capacidade e eficiência dos processos de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com o objectivo de reduzir as assimetrias no País. A entrada em produção da Refinaria de Cabinda, prevista para Junho deste ano, com capacidade para processar 60 mil barris de petróleo por dia, também integra o esforço para aprimorar a infra-estrutura nacional.
Os concursos públicos têm um prazo de execução máximo de 24 meses, e o critério de adjudicação será a “proposta economicamente mais vantajosa”. Os interessados podem solicitar as condições para a obtenção das peças por meio do e-mail indicado no comunicado da Sonangol.