Mercado & Finanças

Sania Nishtar garante doação de 60 milhões de dólares para o processo de vacinação em Angola

O Presidente da República João Lourenço, recebeu em Luanda a Directora Executiva da Aliança Global para Vacinas (GAVI), Sania Nishtar, para discutir a parceria entre a GAVI e Angola no sector da saúde.

Sania Nishtar agradeceu pessoalmente o compromisso do Presidente João Lourenço com as campanhas de vacinação, reconhecendo-o como um “campeão regional para a saúde e a imunização”.

Durante a visita, foi anunciada uma doação de 60 milhões de dólares da GAVI destinada principalmente à aquisição de vacinas para Angola. Esta parceria faz parte do novo ciclo de cooperação GAVI para o período estratégico 2026–2030, que visa fortalecer o Programa Nacional de Imunização, garantir financiamento sustentável e ampliar a cobertura vacinal em todo o país.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destacou a importância da cooperação com a GAVI para a introdução de novas vacinas, reforço da cadeia de frio, formação de profissionais de saúde e expansão do acesso equitativo às vacinas, especialmente num contexto em que Angola enfrenta surtos de doenças como cólera e sarampo.

A presença da Directora Executiva da GAVI e os fundos anunciados reforçam o compromisso da comunidade internacional em apoiar a saúde pública em Angola.

Relacionadas

Ministro destaca papel da banca no financiamento do sector de

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo,

SME inicia emissão de passaporte electrónico no MIREMPET

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro

Shell manifesta interesse em reforçar parceria com Angola

O Diretor-Geral da Shell, Alioune Sourang, foi recebido em 4