Empresas

Resultados líquidos da ANPG recuam 65% em 2024

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) registou uma queda de 65% nos seus resultados líquidos em 2024, totalizando 839,0 mil milhões Kz, face aos 2,4 biliões kz do exercício anterior. 

A redução deve-se, sobretudo, à diminuição dos ganhos cambiais e das provisões do fundo de abandono, principais fontes de rendimento da concessionária.

Os ganhos cambiais caíram 66%, influenciados pela depreciação do kwanza, que agravou os custos financeiros.

Já os resultados não operacionais, essencialmente associados ao fundo de abandono, recuaram 61% para 469,3 mil milhões kz.

A ANPG destaca que estes valores têm natureza contabilística e não representam entrada directa de liquidez.

Pela primeira vez desde a sua criação, em 2019, a concessionária registou resultados operacionais negativos, com prejuízo de 15,6 mil milhões kz.

A quebra de 53% nos proveitos operacionais — com destaque para a redução de 66% nas vendas de petróleo bruto — foi determinante para este desempenho.

A Deloitte, auditora externa da ANPG, manteve reservas sobre a transferência de fundos do bloco 2, no valor de 565,3 mil milhões Kz, por falta de confirmação à data do relatório.

Relacionadas

Suspeitos de corrupção na Segurança Social moçambicana desviaram cerca de

O Ministério Público de Moçambique anunciou que os detidos por

Governo cria linha de financiamento de 30 milhões de dólares

O Governo lançou uma linha de financiamento de cerca de

Wilson Donge lança livro sobre o IVA e destaca desafios

O especialista em Direito Fiscal Wilson Donge lançou, recentemente, a