As reservas Internacionais Líquidas (RIL) de Moçambique totalizaram 3,5 mil milhões USD (3,6 mil milhões de euros) em Outubro, de acordo com dados do Banco de Moçambique.
O nível actual de reservas, segundo o Banco, permite cobrir 3,2 meses de importações totais ou cinco meses sem incluir os grandes projectos.
No início de 2024, as RIL atingiram 3,6 mil milhões USD (3,5 mil milhões de euros), marcando o valor mais elevado desde Setembro de 2021. Em julho, subiram para 3,8 mil milhões USD (3,7 mil milhões de euros), o maior nível em três anos.
No final de Setembro, fixaram-se em 3,8 mil milhões USD (3,6 mil milhões de euros), caindo 1% no mês seguinte.
O governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, afirmou em 08 de novembro que as reservas em moeda estrangeira são suficientes para garantir o funcionamento do País e das instituições nacionais, reiterando que não serão utilizadas de forma imprudente.
Empresários moçambicanos têm solicitado a redução dos coeficientes de reservas obrigatórias em moeda estrangeira, actualmente fixados em 39,5%, frente aos 11,5% registados em 2022, para reduzir a escassez de divisas no mercado interno.