A Quilemba Solar, consórcio formado pela Sonangol Gás & Energias Renováveis, TotalEnergies e GreenTech, assinou no dia 08 de Janeiro de 2025 a adenda às peças técnicas complementares do Contrato de Aquisição de Energia (CAE) do projecto fotovoltaico, soube o Mercado, segundo a notícia publicada no site da Sonangol.
O acordo foi assinado pelo director-geral da Quilemba, Jorge Nunes, e pelos representantes da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT-EP), Rui Gourgel e Mauro Martins e ocorreu nas instalações do Ministério da Energia e Águas.
O projecto prevê a construção e operação de uma central solar fotovoltaica em Quilemba, cidade do Lubango, província da Huíla. Na primeira fase, a capacidade será de 35 megawatts (MW), com previsão de expansão para mais 45 MW em etapas futuras.
Durante o evento, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, destacou a importância do projecto para atender à crescente procura energética da região sul do País, tanto para actividades económicas quanto para o consumo residencial.
O presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Gaspar Martins, informou que o empreiteiro responsável pelo projecto já foi identificado e as obras estão em andamento. O PCA reforçou ainda o compromisso com o avanço do projecto e afirmou que o processo foi concluído com a assinatura do acordo.
Estiveram presentes no acto o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, os representantes da Sonagás E&R, Maria Correia e Carlos Peres, e o director-geral da TotalEnergies Angola, Martin Deffontaines, além de membros das empresas envolvidas.