A produção industrial variou 2,2% no quarto trimestre de 2024, o que representa menos 0,9 p.p. em relação ao mesmo período de 2023.
Os dados constam do Inquérito à Produção Industrial divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O resultado deve-se ao aumento nas actividades de “Indústrias Transformadoras” (2,9 p.p), “Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Vapor” (0,8 p.p) e “Captação, Tratamento e Distribuição de Água” (0,5 p.p).
Em comparação com o trimestre anterior, a actividade industrial caiu 0,2%. O recuo reflecte a queda de 2,8 p.p. percentuais nas “Indústrias Extractivas”.
Nos bens intermédios, o índice cresceu 25,4% em relação ao quarto trimestre de 2023 e 3,4% face ao trimestre anterior.
O Índice de Pessoal ao Serviço subiu 1,7% face ao quarto trimestre de 2023.
A variação resulta de aumentos nas “Indústrias Transformadoras” (2,8 p.p), na “Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Vapor” (0,6 p.p) e na “Captação, Tratamento e Distribuição de Água e Saneamento” (0,6 p.p).
Em comparação com o trimestre anterior, o número de trabalhadores caiu 1,3% nas actividades industriais.
A redução foi maior nas “Indústrias Extractivas”, com recuo de 3,7 p.p.