O Índice de Produção Industrial (IPI) registou variação positiva de 3,4% no terceiro trimestre de 2024, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, soube o Mercado, que teve como fonte o Instituto Nacional de Angola (INE).
Os dados do INE mostram que três categorias principais impulsionaram o desempenho do IPI: as indústrias transformadoras cresceram 2,7 p.p., a produção e distribuição de electricidade, gás e vapor subiu 0,5 p.p., e as indústrias extractivas aumentaram 0,2 p.p.
Em relação ao trimestre anterior, a actividade industrial apresentou crescimento de 3,3%, com destaque para as “Indústrias Extrativas”, que contribuíram com 3,0 p.p., e as “Indústrias Transformadoras”, com 1,4 p.p.
Segundo o INE, o mercado de trabalho também reflectiu o dinamismo industrial. O Índice de Pessoal ao Serviço registou incremento de 3,1% em termos homólogos e manteve a mesma variação em relação ao segundo trimestre de 2024.
O Índice das Horas Trabalhadas subiu 4,4% em relação ao mesmo trimestre de 2023 e apresentou acréscimo de 4,1% na comparação trimestral.
Por tipo de bens, informou o INE, os “Bens Intermédios” lideraram o crescimento, com a variação de 25,2% em termos homólogos e aumento de 19,0% em relação ao trimestre anterior, evidenciando o fortalecimento da cadeia de produção industrial no País.
Os resultados reforçam a retomada gradual do sector industrial e apontam para o cenário de maior estabilidade e crescimento no médio prazo.