O Porto do Soyo fechou o último ano económico com um lucro líquido de 1 475 milhões kz, o que representa uma recuperação significativa face ao período anterior, informou o presidente do Conselho de Administração (PCA), Fernando Dias, durante o evento de apresentação do programa do 45.º aniversário da empresa.
O Relatório e Contas, divulgado pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), mostrou um lucro antes de impostos de 1 584 milhões kz, que contribuiu para o desempenho positivo da empresa.
Segundo Fernando Dias “são resultados muito satisfatórios em relação ao período transacto, apesar dos constrangimentos do contexto nacional e mundial”. O PCA atribuiu o crescimento financeiro e social ao aumento no tráfego de navios de mercadorias.
“O papel dos portos é essencial na transportação de mercadorias e serviços, e o Porto do Soyo, assim como outros em Angola, precisa acompanhar a evolução tecnológica”, afirmou o PCA, que ressaltou ainda o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental e a melhoria contínua das condições laborais e sociais dos trabalhadores.