Mercado & Finanças

Petróleo sobe apesar de revisão no crescimento dos EUA

Os preços do petróleo sobem nesta quinta-feira, após a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) reduzir as projecções de crescimento da economia do país. 

O aumento das reservas de crude nos EUA ficou abaixo do previsto pelo American Petroleum Institute, factor que influencia a valorização da commodity.

O West Texas Intermediate (WTI) sobe 0,63%, cotado a 67,58 USD por barril. O Brent avança 0,45%, para 71,10 USD.

A redução dos stocks de gasolina nos EUA para o menor nível do ano contribui para o movimento de alta.

Segundo analistas, o cenário oferece alívio aos investidoras, que iniciaram a semana com preocupações sobre a procura global de petróleo.

O presidente da Fed, Jerome Powell, afirmou que o impacto das tarifas na inflação será temporário e reforçou a previsão de dois cortes de 25 pontos-base nas taxas de juros.

Segundo Charu Chanana, analista do Saxo Markets, a postura do banco central evita um cenário de pessimismo nos mercados.

Factores geopolíticos também influenciam os preços do petróleo. A ausência de avanços em negociações entre Rússia e Ucrânia e a falta de perspectiva de cessar-fogo no Oriente Médio elevam as preocupações com a oferta global.

Relacionadas

OPEP+ aumenta produção em 188.000 barris por dia em Julho.

A OPEP+ decidiu este fim de semana aumentar a produção

Banco Sol reforça presença internacional com nova relação de correspondência

O Banco Sol continua a reforçar a sua estratégia de

Angola presta homenagem a Manuel Domingos Augusto, antigo ministro das

O falecimento de Manuel Domingos Augusto, esta sexta-feira em Luanda,