Mercado & Finanças

Petróleo recua e encaminha-se para terceira semana consecutiva de perdas

Os preços do petróleo estão a negociar em baixa esta sexta-feira e caminham para a terceira semana consecutiva de perdas, o que reflecte as incertezas geopolíticas e as previsões de um excedente de oferta no próximo ano.

Depois de uma breve recuperação na quinta-feira, impulsionada pelas declarações de Donald Trump de que a Índia deixaria de comprar crude russo, os investidores aguardam agora uma confirmação oficial por parte de Nova Deli.

Enquanto isso, continuam a avaliar a recente escalada das tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos e as projecções da Agência Internacional de Energia (AIE) sobre um excesso de petróleo no mercado global em 2026.

O West Texas Intermediate (WTI), referência para os Estados Unidos, recua 0,28% para 57,30 dólares por barril. Já o Brent, referência para Angola, desvaloriza 0,26% para 60,90 dólares por barril, acumulando uma queda semanal de 2,9%.

É a terceira semana consecutiva de desvalorização, representando a pior sequência desde Março deste ano.

No plano geopolítico, está previsto um encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin “dentro de cerca de duas semanas”, com o objectivo de discutir um possível acordo para pôr fim à guerra na Ucrânia.

Caso se chegue a um entendimento, o levantamento das sanções sobre o crude russo poderá introduzir volumes adicionais no mercado, agravando o excedente projetado.

Por agora, Washington procura limitar as receitas energéticas da Rússia. Apesar das declarações de Trump, as refinarias indianas indicaram apenas uma redução nas compras de petróleo russo, sem confirmar uma interrupção total.

“A disputa comercial entre os EUA e a China continua a alimentar o sentimento de aversão ao risco, enquanto a desaceleração do conflito entre a Rússia e a Ucrânia levou a uma queda nos prémios de risco geopolítico”, explicou Gao Mingyu, analista da SDIC Essence Futures, à Bloomberg.

Relacionadas

Ministro destaca papel da banca no financiamento do sector de

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo,

SME inicia emissão de passaporte electrónico no MIREMPET

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro

Shell manifesta interesse em reforçar parceria com Angola

O Diretor-Geral da Shell, Alioune Sourang, foi recebido em 4