Os preços do petróleo estão inalterados, com os mercados a aguardar a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados (OPEP+), que decidirão se irão aumentar a oferta de crude a partir de Janeiro.
O preço do West Texas Intermediate (WTI), referência para os Estados Unidos, sobe 0,07%, alcançando 68,59 USD, enquanto o Brent, referência para Angola, avança 0,06%, atingindo 72,35 USD.
A expectativa era de que a OPEP+ começasse a abrir gradualmente as torneiras de petróleo em Outubro, mas o plano foi adiado devido aos preços baixos. Inicialmente prevista para Dezembro, a decisão também foi postergada, e agora há especulações de que o aumento da produção pode ser adiado novamente para o primeiro trimestre de 2025.
Segundo Satoru Yoshida, analista da Rakuten Securities, “a decisão da OPEP+ pode causar reação de curto prazo nos preços, mas é provável que os preços do petróleo subam até o final do ano, impulsionados pelas expectativas de recuperação económica nos EUA sob a administração Trump e pelas tensões no Oriente Médio.”