Os preços do petróleo continuam a cair nesta quarta-feira, completando três sessões consecutivas de desvalorização.
O movimento reflecte a expectativa de uma menor procura global, influenciada pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, e pela possibilidade de aumentos na produção internacional.
O Brent, referência para o mercado angolano, estava a ser negociado esta manhã a 63,58 USD por barril, com uma queda de 1,04%. O West Texas Intermediate (WTI), referência nos Estados Unidos, descia 1,32%, para 59,62 USD por barril.
Com as quedas, o Brent caminha para uma desvalorização mensal próxima de 15%, enquanto o WTI acumula uma queda em torno dos 17% no mesmo período.
Os mercados reagem à incerteza económica global provocada pelas novas tarifas anunciadas pela Administração Trump, que afectaram a actividade industrial chinesa.
O índice dos gestores de compras (PMI), divulgado hoje, revela o nível mais baixo da actividade industrial da China dos últimos 16 meses.
Analistas aguardam agora a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+), agendada para 5 de Maio, com a expectativa de que o grupo confirme um aumento na produção de petróleo.