A consultora Oxford Economics projecta que a inflação em Angola diminuirá, passando dos actuais 28,41% para 19,2% em 2025.
A previsão está alinhada com o cenário de desaceleração inflacionária registado nos últimos meses e considera factores como o efeito de base favorável e a ausência de pressões dos preços internacionais do petróleo.
Segundo a análise enviada pela consultora, a moeda nacional, o kwanza, deve continuar a desvalorizar, atingindo a taxa média de câmbio de 927,4 kz por USD em 2025.
“O movimento poderá manter a inflação sob alguma pressão, mas ainda dentro da trajectória de redução” afirmou a consultora.
Em Novembro, a inflação anual situou-se em 28,41%, marcando o quarto mês consecutivo de desaceleração em termos homólogos.
No entanto, a inflação mensal apresentou alta, com a variação de 1,61%, representando o aumento de 0,06 p.p. face ao mês anterior.
A consultora destaca que a redução da inflação em 2025 será sustentada pela estabilização dos preços globais do petróleo e pela gradual recuperação económica do País.