Mercados Financeiros

Ouro recua após dois dias de ganhos, pressionado por dúvidas sobre novos cortes de juros nos EUA

O preço do ouro está a negociar em baixa esta quinta-feira, interrompendo dois dias consecutivos de valorização, à medida que diminuem as expectativas de um novo corte das taxas de juro pela Reserva Federal (Fed) norte-americana já em dezembro.

As atas da última reunião do banco central revelaram divergências internas entre os membros da Fed, reforçando a perceção de que não há consenso para avançar com mais um estímulo monetário neste final de ano. A ausência de indicadores económicos importantes — como os dados de criação de emprego referentes a Outubro — devido ao shutdown do Governo dos EUA também contribui para alimentar a incerteza e enfraquecer a perspectiva de cortes adicionais.

No mercado à vista (spot), a onça de ouro recua 0,53%, sendo negociada a 4.056,48 dólares. A prata acompanha o movimento descendente e perde 1,7%, cotando nos 50,4871 dólares por onça.

Apesar da correção desta sessão, o ouro continua a registar um desempenho expressivo em 2025, acumulando uma valorização superior a 50% desde o início do ano, sustentado pela procura por ativos considerados de refúgio num ambiente económico global volátil.

Relacionadas

Angola e Brasil têm responsabilidade de construir instituições plurais, refere

O presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil (STFB) defendeu

ATLANTICO lança dois novos cartões de pagamento na FILDA

O Banco ATLANTICO aproveitou a sua presença na FILDA –

Governo reafirma aposta no sector privado e nos “8 pilares”

Ministro de Estado José de Lima Massano transmitiu mensagem presidencial