A OpenAI encerrou a nova ronda de financiamento e arrecadou 40 mil milhões USD, atingindo a avaliação de 277,9 mil milhões de euros.
Segundo a CNBC, esse foi o maior valor angariado numa ronda privada no sector tecnológico.
O Softbank liderou o financiamento com 27,8 mil milhões de euros, contando com a participação da Microsoft, Thrive Capital, Coatue e Altimeter.
A avaliação da OpenAI só fica atrás da SpaceX e da ByteDance, dona do TikTok, ambas avaliadas acima de 300 mil milhões de euros.
A OpenAI informou que usará os recursos para pesquisa em inteligência artificial, ampliação da infra-estrutura de computação e oferta de ferramentas para mais de 500 milhões de utilizadores semanais do ChatGPT.
Do total angariado, 16,7 mil milhões de euros vão para o projecto Stargate, realizado em parceria com a Oracle e o Softbank.
O projecto prevê um investimento de 500 mil milhões USD nos próximos quatro anos.
O Softbank poderá reduzir o investimento para 18,5 mil milhões de euros caso a OpenAI não se torne uma empresa com fins lucrativos até o final do ano.
A mudança depende de aprovação da Microsoft e do Procurador-Geral da Califórnia.
Elon Musk se opõe à transformação e pode dificultar a reestruturação.
A OpenAI informou que espera aumentar a receita para 12,7 mil milhões USD até o final de 2025, após ter registado 3,7 mil milhões em 2024.