Os democratas venceram em Nova Iorque, Nova Jérsia e Vírginia e Trump já reagiu e escreveu em maiúsculas na sua rede social, a Truth Social que “TRUMP NÃO ESTAVA NO BOLETIM DE VOTO”.
Zohran Mamdani venceu nesta terça-feira, 4 de Novembro, as eleições para ‘mayor’ (presidente da Câmara) de Nova Iorque tornando-se o primeiro muçulmano e o primeiro de ascendência sul-asiática, nascido em África, a liderar a maior cidade dos EUA.
Com 34 anos será ainda o governador mais jovem da cidade de Nova Iorque no último século.
Mamdani obteve 50,4% dos votos, derrotando o ex-governador Andrew Cuomo, que concorreu como independente, após perder as primárias democratas para Mamdani, e o republicano Curtis Sliwa.
Com 90% dos votos contados, o novo autarca mantinha uma vantagem de nove pontos percentuais sobre Cuomo. A governadora Kathy Hochul felicitou-o, prometendo trabalhar em conjunto “para tornar a cidade mais acessível e habitável”.
Mais de dois milhões de nova-iorquinos participaram na eleição — o maior número em mais de 50 anos, segundo o Conselho Eleitoral da cidade. O jovem ‘mayor’ assume o cargo em Janeiro de 2026.
A vitória de Mamdani, oriundo da ala mais à esquerda do Partido Democrata, foi marcada por uma campanha progressista e carismática, com forte presença em redes sociais como TikTok, onde usou uma linguagem acessível e focou em temas centrais para os nova-iorquinos, como o alto custo de vida e a crise habitacional, propondo congelamento do preço dos aluguéis para cerca de dois milhões de inquilinos e construção de novas moradias.
Mamdani enfrentou resistências várias, incluindo ataques do presidente Donald Trump que o rotulou de “comunista” e ameaçou cortar verbas federais caso ele fosse eleito.
Os democratas venceram, entretanto, várias disputas eleitorais nos Estados Unidos, para além da Câmara de Nova Iorque, em Nova Jérsia e Virgínia os candidatos democratas ao cargo de governador.
Trump já reagiu à sua maneira e escreveu em maiúsculas na sua rede social, a Truth Social que “TRUMP NÃO ESTAVA NO BOLETIM DE VOTO” e atribuindo os resultados à paralisação do governo federal provocada pelo impasse orçamental.
Na Virgínia, os eleitores escolheram a democrata Abigail Spanberger como a primeira mulher a governar o estado. E em Nova Jérsia, a democrata Mikie Sherrill derrotou o republicano Jack Ciattarelli, apoiado por Trump.
Ex-piloto da Marinha e congressista durante quatro mandatos, Sherrill descreveu a vitória como um “referendo sobre as políticas de Trump”, prometendo “lutar por um futuro diferente” para o estado.