O Ministério dos Transportes pretende adquirir 20 unidades automotoras para reforçar a capacidade de transporte dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL).
Segundo o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue, que passou a informação, a prioridade é a rota entre o Bungo e o Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
Está em fase avançada o projecto de construção de vedação ao longo da linha férrea, como parte dos esforços para melhorar a segurança e eficiência do sistema ferroviário, anunciou o secretário.
“Com a entrada em funcionamento do Novo Aeroporto, vamos aumentar a frequência de circulação dos comboios de meia em meia hora para intervalos de 15 minutos, garantindo mais opções para os utilizadores da nova infra-estrutura”, afirmou Bengue.
Outro destaque é a requalificação do troço Zenza-Cacuso, na linha Luanda-Malanje, com extensão de 215 quilómetros.
O objectivo, segundo Bengue, é reduzir o tempo de viagem entre Luanda e Malanje de 14 para 4 horas, facilitando a mobilidade e promovendo a diversificação económica e o turismo na região.
As obras de requalificação já tiveram início com trabalhos preliminares e montagem de estaleiros.
Bengue também mencionou a existência do projecto para a montagem de autocarros em Luanda, com financiamento garantido, o que reforça o compromisso do sector com a modernização do transporte terrestre no País.