Mercado & Finanças

IMOMUCUA inicia processamento de café em Dezembro

Fábrica de descasque de café comercial

A Fábrica de descasque de café comercial IMOMUCUA, na Gabela, província do Cuanza Sul, prevê processar mais de 120 toneladas por mês, a partir de Dezembro de 2024, informou Filipe Santos, responsável do projecto, em declarações recentes à imprensa.

O projecto fabril, avaliado em pelo menos 1,5 milhão USD, disse, está a 90% da execução física, garantindo que vai transformar o café produzido no município de Amboim, nas várias fases da cadeia de valor, a partir de 2025.

A unidade fabril, que entra em funcionamento no fim do ano, segundo Filipe Santos, vai criar 12 postos de trabalhos directos e centenas de indirectos a fim de reforçar a produtividade cafeícola na província do Cuanza Sul, assim como alavancar a quantidade de café comercial.

Filipe Santos disse ser importante que o Executivo continue a ter políticas de incentivos à produção do café nos locais onde a qualidade motivou a implantação de projectos cafeícolas no município de Amboim.

O processamento do café, sem perder de vista a cadeia de valor, é a aposta dos empresários do sector naquela região, própria para implantação de projectos do género.

“E nestas regiões onde nós tiramos o café robusta Amboim. Será este o processo que vai abastecer a unidade que pode estar concluída ainda no final deste ano, altura em que serão feitos os ensaios de processamento do café comercial”, disse Filipe Santos.

Relacionadas

Suspeitos de corrupção na Segurança Social moçambicana desviaram cerca de

O Ministério Público de Moçambique anunciou que os detidos por

Governo cria linha de financiamento de 30 milhões de dólares

O Governo lançou uma linha de financiamento de cerca de

Wilson Donge lança livro sobre o IVA e destaca desafios

O especialista em Direito Fiscal Wilson Donge lançou, recentemente, a