O Grupo Silvestre Tulumba vai inaugurar em Setembro, em Luanda, o Complexo Industrial do Kikuxi, por meio do Pólo Industrial de Bebidas e Alimentos de Angola Lda (POIBA).
A unidade vai produzir alimentos e produtos de higiene em escala, com previsão de gerar 4 mil empregos para jovens angolanos.
A fábrica vai produzir massas alimentícias, óleos de soja, girassol e palma, ketchup, maionese, mostarda, bolachas, iogurte, leite, queijo, manteiga e leite condensado.
No segmento de bebidas, serão fabricados refrigerantes, sumos naturais, água, cerveja e vinhos.
Segundo a nota de imprensa, também haverá a produção de papel higiénico, guardanapos, rolos de cozinha, fraldas descartáveis, pensos higiénicos, pasta dentífrica, shampoo, gel de banho, sabão e lixívia.
O Grupo S. Tulumba fez saber que o projecto busca atender às necessidades alimentares da população, reduzir importações e promover a autossuficiência alimentar de Angola.
O comunicado destaca ainda que a criação de empregos proporcionará oportunidades profissionais para jovens e fortalecerá a inclusão social.
O Grupo S. Tulumba, liderado por Silvestre Tulumba, investe na diversificação económica de Angola, com foco nos sectores agroalimentar e de higiene.