O Grupo Fasano confirmou a chegada a Portugal com a abertura do Fasano Cascais Hotel & Residences em 2028, na Quinta da Marinha, em Cascais. O projecto ocupa o antigo The Oitavos e prevê um investimento superior a 200 milhões de euros, numa parceria entre o BTG Pactual AssetManagement e a Fortitude Capital, com operação a cargo do Grupo Fasano, integrado na JHSF.
O empreendimento contará com 97 quartos e suites, 44 residências de marca (branded residences), restaurantes, bar Baretto, spa, áreas de fitness e piscinas interiores e exteriores. As residências são comercializadas pela Portugal Forbes Global Properties, com preços estimados entre 20.000 e 35.000 euros por metro quadrado e um Valor Geral de Vendas na ordem dos 300 milhões de euros. Os proprietários poderão ceder as residências ao hotel para exploração turística quando não as utilizarem.
A renovação do antigo The Oitavos tem arquitectura assinada por Miguel Saraiva, da Saraiva + Associados, e interiores da designer Carolina Proto, do Estúdio Obra Prima, com apoio da VLM. A promoção do projecto está a cargo da Square View e da Green Jacket.
Fundado em 1902 por Vittorio Fasano, emigrante milanês radicado em São Paulo, o Grupo Fasanoopera actualmente hotéis e restaurantes no Brasil — São Paulo, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Belo Horizonte, Salvador e Trancoso —, em Nova Iorque e em Punta del Este, com aberturas previstas em Miami, Londres, Sardenha e Milão. Cascais será a primeira morada europeia da marca.