Mercado & Finanças

Governo vai continuar a priorizar sectores sociais e apela ao contributo de todos os angolanos

O Presidente da República afirmou que o Executivo vai continuar a priorizar os sectores da saúde, educação, habitação e assistência social, tendo em conta o crescimento da população e as crescentes responsabilidades da governação. A posição foi expressa numa mensagem de fim de ano dirigida à nação.

João Lourenço sublinhou que os dados do mais recente censo populacional indicam que Angola contava com mais de 36 milhões de habitantes no final de 2024, uma tendência de crescimento que, segundo o Chefe de Estado, exige maior empenho do Governo, mas também o contributo de todos os cidadãos na construção da nação e na preservação das conquistas alcançadas.

Na sua intervenção, o Presidente da República garantiu que o Executivo continuará a trabalhar para a consolidação das instituições democráticas, paralelamente à edificação de infra-estruturas consideradas indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso do país.

João Lourenço destacou ainda a continuidade dos programas governamentais destinados à melhoria das condições de vida da população, defendendo, em simultâneo, o incentivo ao crescimento do sector privado e cooperativo da economia, com vista à criação de mais empregos e ao aumento da oferta de bens essenciais de consumo.

Na mensagem, o Presidente da República referiu igualmente que, ao longo do ano, Angola recebeu representantes de diversos países, que enalteceram os progressos alcançados e encorajaram o país a prosseguir com as reformas e realizações em curso.

O Chefe de Estado apelou também a um “gesto solidário a favor dos angolanos” que enfrentam situações de doença ou que ainda não conseguiram superar algumas das carências sociais mais prementes.

João Lourenço destacou os 50 anos da Independência Nacional, assinalados este ano “num clima de paz e harmonia”, sublinhando que as celebrações foram marcadas por momentos de grande emoção, espírito de comunhão e esperança no futuro.

Segundo o Presidente, ao longo das comemorações, a pátria reconheceu o contributo de cidadãos provenientes de diversos estratos da sociedade, que se distinguiram na luta pela independência, na consolidação da paz e da reconciliação nacional, bem como no processo de construção e desenvolvimento económico e social do país.

O Chefe de Estado sublinhou ainda que as manifestações públicas associadas às celebrações dos 50 anos de Independência demonstraram que “os angolanos continuam unidos e empenhados em encontrar as melhores soluções” para os desafios que o país enfrenta.

Relacionadas

Ministro destaca papel da banca no financiamento do sector de

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo,

SME inicia emissão de passaporte electrónico no MIREMPET

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro

Shell manifesta interesse em reforçar parceria com Angola

O Diretor-Geral da Shell, Alioune Sourang, foi recebido em 4