Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Governo incentiva produtores a transitar para a agricultura comercial

O ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, defendeu ontem, em Cacuaco, Luanda, a transição da agricultura de subsistência para a produção em larga escala, como forma de combater a pobreza e impulsionar o desenvolvimento dos sistemas agrícolas.

Durante a abertura do seminário de lançamento da consulta pública nacional sobre a Reconversão dos Sistemas Agro-alimentares, realizado no auditório da Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social (ENFOTSS), o ministro ressaltou a importância da agricultura como pilar fundamental para a maioria da população africana e destacou a necessidade de os camponeses ampliarem as práticas para além da subsistência, visando a abordagem comercial.

“A agricultura é a base e o fundamento, e é através dela que podemos resolver problemas. As comunidades devem preservar os valores culturais, mas não ao ponto de permanecerem em extrema pobreza”, afirmou Isaac dos Anjos.

O ministro também abordou a questão da igualdade de género no meio rural, enfatizando a necessidade de garantir oportunidades iguais para homens e mulheres, especialmente em áreas onde fatores socioculturais têm dificultado o desenvolvimento feminino.

O responsável destacou o papel da mulher como essencial para a estrutura familiar e apelou à criação de soluções que permitam às mulheres desempenharem um papel mais activo na agricultura sem perderem as responsabilidades sociais como mães.

Relacionadas

Brent sobe 0,26% com expectativa de acordo comercial entre EUA

Os preços do petróleo registaram uma valorização nesta quinta-feira, impulsionados

Angola e Namíbia reforçam cooperação bilateral

Angola e Namíbia reforçaram, na última terça-feira, em Luanda, o

Maria Borges destaca importância da produção alimentar nacional após visita

A supermodelo angolana Maria Borges usou as redes sociais para