A Galp confirmou recentemente a descoberta de petróleo no quinto poço de exploração na Namíbia, localizado ao largo da costa sudeste, na região de Mopane.
O poço, chamado Mopane-3X, foi perfurado e registou os dados de perfuração. Os resultados preliminares indicam a presença de petróleo e gás condensado.
Segundo um comunicado enviado pela Galp à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os dados preliminares confirmam a presença de petróleo em AVO-10 e em áreas mais profundas, com arenitos. Os reservatórios possuem porosidade, pressões e permeabilidade.
As amostras mostraram que o petróleo tem baixa viscosidade e concentrações mínimas de CO2 e H2S. A localização do poço Mopane-3X, a 18 quilómetros do Mopane-1X, e a pressão mais elevada ampliam as perspectivas de exploração na região sudeste de Mopane.
A Galp detém 80% do projecto Mopane, enquanto os parceiros NAMCOR e Custos possuem participação de 10% cada. A descoberta amplia o portfólio de exploração da empresa na região.
A empresa também divulgou os resultados financeiros de 2024, com lucro líquido de 961 milhões de euros, uma queda de 4% em relação ao ano anterior, quando o lucro foi de 1 002 milhões de euros.