As explorações mineiras contribuíram com 91 milhões kz para o Tesouro Nacional entre Janeiro e Outubro deste ano, conforme informou Domingos Kalumana, director Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla.
Os dados divulgados evidenciam o sector mineiro como o principal contribuinte do aumento nas receitas destinadas à Conta Única do Tesouro.
Segundo o director da instituição, a emissão de alvarás que regulamentam actividades de exploração e exportação impulsionou as receitas. Actualmente, mais de 30 operadoras estão licenciadas, com destaque para as empresas voltadas à exploração de rochas ornamentais, cuja procura internacional continua elevada.
As províncias do Cuando Cubango, Huíla, Cunene e Namibe concentram a maioria das empresas do sector, equipadas com tecnologia moderna para a prospecção de minerais como granito, ouro, mármore, mercúrio e argila.
Na Huíla, os municípios de Lubango, Gambos e Chibia lideram em número de pedreiras, com a capacidade de extracção que saiu de 14 926 metros cúbicos, em 2022, para 188 000 metros cúbicos neste ano.
Grande parte das rochas ornamentais extraídas é exportada para mercados como Espanha, Bélgica, Itália, Portugal, China, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos, onde são utilizadas em edifícios, mobiliários e outros adornos.
Carlos Alberto, gestor da Angostone, destacou que a extracção e exportação têm decorrido de forma eficiente, com toda a produção já vendida para os mercados internacionais.
O responsável mencionou também que a participação na feira de Verona, na Itália, despertou o interesse de novos clientes, fortalecendo a posição do sector.
“A procura pelos produtos tem incentivado as empresas angolanas a intensificarem a extracção, a transformação e o foco na qualidade, para atender às crescentes encomendas de países como China, Vietname, Polónia, Itália e Espanha”, afirmou.
O desempenho do sector reafirma o potencial competitivo das rochas ornamentais angolanas e o compromisso das empresas em atender aos rigorosos padrões exigidos pelo mercado internacional.