A exploração de ouro no município de Nambuangongo, na província do Bengo, está programada para começar no próximo ano, com a meta de fomentar o crescimento económico local.
O anúncio foi feito ontem pelo vice-governador responsável pelo Sector Político, Social e Económico.
Durante o balanço das actividades realizadas em 2024, José Bartolomeu sublinhou que a exploração de ouro em Nambuangongo constitui um marco no benefício dos recursos naturais da província e representa oportunidade para Incrementar a economia.
Além da exploração de ouro, o governo do Bengo tem planeado projectos de mineração, incluindo a extracção de manganês e quartzo em Bula Atumba e Dembos, assim como a exploração em Nambuangongo e Ambriz.
O governante declarou que estão em andamento obras para construção de postos de abastecimento de combustível, para ajudar a minimizar as enchentes que se têm verificado na região.
As infra-estruturas estão a ser erguidas pela empresa Sino Ord, como parte de iniciativas de responsabilidade social, juntamente com a inauguração de 15 unidades industriais no Pólo de Desenvolvimento das Mabubas.
José Bartolomeu anunciou que, no início de 2025, serão inauguradas três fábricas, uma voltada para a produção de água de mesa, de calçado e consumíveis hospitalares.
“Os projectos para 2025 demonstram o compromisso do Governo em diversificar a economia, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento da nossa província. A exploração de ouro, em particular, destaca o Bengo como o pólo para o crescimento de Angola.” afirmou José Bartolomeu.