Economia

Executivo destaca recuperação do sistema bancário e apela por mais crédito à economia produtiva

O secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, destacou nesta terça-feira, 10 de Junho, os progressos no sistema bancário angolano, com melhorias nos níveis de capitalização, maior robustez dos activos e avanços na digitalização dos serviços.

A informação foi passada durante a abertura da 19.ª edição do estudo Banca em Análise, sob o mote “Qualidade de dados na génese do crescimento”,

O governante reconheceu o crescimento do crédito à economia em 2024, mas observou que o rácio de transformação permanece abaixo do desejado, mesmo com o ajustamento da carteira de títulos públicos.

Reforçou a necessidade de aumentar o financiamento ao sector produtivo, sobretudo às micro, pequenas e médias empresas.

Ottoniel dos Santos apelou ainda ao sector bancário para que reforce o papel na canalização da poupança para o investimento produtivo, no apoio às exportações, na oferta de instrumentos de cobertura de risco e na promoção de uma intermediação financeira orientada para a produtividade e a sustentabilidade.

Relacionadas

Angola e Brasil têm responsabilidade de construir instituições plurais, refere

O presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil (STFB) defendeu

ATLANTICO lança dois novos cartões de pagamento na FILDA

O Banco ATLANTICO aproveitou a sua presença na FILDA –

Governo reafirma aposta no sector privado e nos “8 pilares”

Ministro de Estado José de Lima Massano transmitiu mensagem presidencial