Internacional

EUA avaliam plano para reduzir presença diplomática em África

Os Estados Unidos da América (EUA) pretendem reduzir a presença diplomática em África.

A plano consta em um projecto de decreto presidencial que prevê a reorganização do Departamento de Estado até dia 1 de Outubro.

O documento, consultado pela AFP, prevê o encerramento de embaixadas e consulados considerados não essenciais na África Subsaariana.

As missões restantes passariam a ser coordenadas por um Enviado Especial para os Assuntos Africanos, subordinado ao Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

O plano determina o fim do actual gabinete para África e a extinção de divisões voltadas para alterações climáticas, democracia e direitos humanos.

A proposta também inclui a reorganização da presença diplomática em quatro regiões: Eurásia, Médio Oriente, América Latina e Ásia-Pacífico.

A embaixada dos EUA no Canadá deverá sofrer cortes.

O projecto associa essa medida a declarações do ex-presidente Donald Trump sobre o país vizinho.

O texto justifica as mudanças com o objectivo de alinhar o Departamento de Estado à doutrina “América Primeiro” e de reduzir desperdícios e fraudes.

O plano foi revelado inicialmente pelo New York Times. O secretário de Estado, Marco Rubio, negou a existência do decreto e classificou a notícia como falsa.

Relacionadas

Suspeitos de corrupção na Segurança Social moçambicana desviaram cerca de

O Ministério Público de Moçambique anunciou que os detidos por

Governo cria linha de financiamento de 30 milhões de dólares

O Governo lançou uma linha de financiamento de cerca de

Wilson Donge lança livro sobre o IVA e destaca desafios

O especialista em Direito Fiscal Wilson Donge lançou, recentemente, a