A ENDIAMA e a SODIAM formalizaram, na quarta-feira, a integração no Natural Diamond Council (NDC), organização internacional dedicada à promoção e defesa dos diamantes naturais.
A adesão foi oficializada durante a Mesa-Redonda Ministerial realizada em Luanda, sob o lema “Diamantes naturais: Desafios e oportunidades”, com a presença de ministros dos principais países africanos produtores da pedra preciosa.
O acto foi testemunhado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, que destacou a relevância da iniciativa.
“A entrada das nossas empresas no NDC representa um passo importante para proteger os diamantes naturais de Angola, especialmente num contexto de crescente presença de diamantes sintéticos no mercado global”, afirmou o governante.
Segundo David Kellie, CEO do Natural Diamond Council, a adesão das duas empresas angolanas acontece num “momento crucial” para a indústria e “irá fortalecer a voz colectiva da organização na promoção da autenticidade, raridade e impacto positivo dos diamantes naturais”.
Com esta integração, a ENDIAMA e a SODIAM assumem o compromisso de participar activamente na estratégia de marketing global do sector, através de uma contribuição financeira de 8 milhões USD, a ser aplicada no segundo semestre de 2025.
O valor será canalizado para apoiar o período comercial mais importante para a indústria diamantífera internacional.